Quanto Custa?

Estados Unidos Brasil

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar nos Estados Unidos

Cursos Universitários

A terra das oportunidades hoje é seguramente o país com maior número de possibilidades de estudos. São centenas de universidades com uma infinidade de cursos.

 

Interessado em Cursos Universitários nos Estados Unidos?

A terra das oportunidades, como ficou conhecida quando abriu suas fronteiras para a imigração, no começo do século, hoje é seguramente o país com maior número de possibilidades de estudos. São centenas de universidades com uma infinidade de cursos.

É praticamente impossível não encontrar um curso em que você possa se encaixar. Nos Estados Unidos é possível se graduar com o diploma mais conceituado em todo o mundo, como o de Medicina em Yale ou o de Direito em Harvard, mas também é possível fazer um curso desconhecido numa universidade mais desconhecida ainda, e mesmo assim ter uma bela experiência.

Seleção

O sistema educacional americano é bem diferente do brasileiro. Ninguém com menos de doze anos de escolaridade está apto a ingressar numa universidade americana, ao contrário do que ocorre aqui. No caso de o estudante vir de um sistema diferente, ele pode ser aceito por uma faculdade se já estiver em um curso superior há pelo menos dois anos, e com excelentes notas. Se o aluno tiver menos de 12 anos de escolaridade, uma boa opção é se candidatar a um curso técnico, ou vocacional, preparatório para faculdade. Todos levam dois anos, mas situam bem os interesses do aluno e assim fica mais fácil escolher um curso superior mais apropriado.

Após completar a educação secundária – a décima segunda série (twelfth grade) – os estudantes americanos podem entrar em um college ou universidade, que são conhecidos como educação superior.

A relação entre o número de estudantes que se candidatam e quantos são realmente aceitos são fatores importantes para se avaliar as dificuldades de entrar numa determinada universidade ou college.

Nos EUA, para ingressar numa faculdade em cursos como medicina, odontologia, direito e veterinária é exigido um bacharelado prévio, antes de se entrar na faculdade propriamente dita. Medicina, por exemplo, exige um curso chamado de pre-medical. Já para um estudante estrangeiro cursar Direito, é preciso antes estar licenciado como advogado no próprio país de origem.

College ou Universidade

Não existe nenhuma diferença entre um college ou uma universidade, e ambos são chamados na língua corrida de school. Algumas pessoas gostam de generalizar e dizer que nos colleges não há cursos de pós-graduação ou mestrados. A verdade é que pouquíssimos colleges oferecem alguma coisa além do undergraduate, que equivale aqui à nossa graduação, mas isso não influencia em nada no status do curso escolhido.

O curso de graduação, que aqui no Brasil forma em bacharelado ou licenciatura, nos EUA é chamado de undergraduate education. Já graduation, é o nome dado para os estudos posteriores ao bacharelado, de pós-graduação ou mestrado. O Doutorado ou pós-doutorado leva o mesmo nome e têm o mesmo status. Diplomas avançados ou de graduação incluem Direito, Medicina, o M.B.A. (Master of Business Administration) e o Ph.D. (doutorado).

Nos primeiros dois anos de faculdade, geralmente, os cursos exigem matérias bem variadas, para nos últimos dois ou quatro anos o estudante decidir sua especialização, ou major. Alguns doutorados podem ser feitos sem mestrado, mas são um tanto raros. Quando um aluno consegue fazer um doutorado sem um mestrado, significa que ele tem um nível altíssimo de graduação.