Quanto Custa?

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar nos Estados Unidos

San Francisco

San Francisco encanta pela geografia, arquitetura, música, gastronomia, clima, parques e pelas boas compras.

Tem como cenário o mar do Pacífico, ladeiras, artistas de rua, espigões que contrastam com casas vitorianas, museus importantes, grandes casas de espetáculo e uma ponte que é considerada uma das maravilhas arquitetônicas do mundo – a Golden Gate Bridge. São Francisco é uma cidade e um condado dos Estados Unidos da América, localizado no estado da Califórnia, famosa por sua vida cultural e por ser centro do movimento pelos direitos dos homossexuais. São Francisco é uma cidade global beta, localizada na região norte da Califórnia. São Francisco é a quarta maior cidade do Estado de Califórnia, possuindo mais de 739 mil habitantes, e é uma das maiores cidades da costa pacífica dos Estados Unidos. São Francisco possui mais de 4,1 milhões de habitantes em sua região metropolitana, que aumentam para aproximadamente 7,2 milhões de habitantes, em conjunto com a região metropolitana de São José, localizado a 60 quilómetros sudeste de São Francisco.

São Francisco possui várias atrações turísticas mundialmente conhecidas, como a Ponte Golden Gate, a antiga prisão de Alcatraz, o cais dos pescadores, o Presídio, Chinatown e é a maior metrópole ao lado do Vale do silício.

Clima

Cercado em três lados por água, o clima de São Francisco é muito influenciado pelas correntes frias do Oceano Pacífico. O tempo da cidade é ameno o ano inteiro, caracterizado por um clima temperado mediterrânico (Csb), com verões relativamente quentes e Invernos relativamente frios. A temperatura média no inverno é de 10 °C, raramente caindo abaixo de zero, e a temperatura média no verão é de 15 °C.

A combinação do calor do solo californiano e do frio do Oceano Pacífico causam constantemente névoa e neblina nos verões de São Francisco. Isto faz com que os os verões da cidade sejam significantemente mais frios do que no interior do Estado. Em setembro, porém, ocorrência de névoa e neblina na cidade é mais rara, e faz uma semana das mais quentes do ano, conhecida pelo nome de Indian Summer (verão índio).

Economia

São Francisco é um dos principais centros financeiros dos Estados Unidos. A cidade possui uma bolsa de valores de importância regional. Muitas empresas comerciais e financeiras possuem seus quartéis-generais em São Francisco.

O turismo desempenha um papel fundamental na cidade. A cidade atrai milhões de turistas todo ano, interessadas nos seus parques, suas várias atrações turísticas e pelo seu clima, ameno o ano inteiro. A cidade também é um pólo turístico muito cotado entre turistas homossexuais, que são atraídos pelo ar de cordialidade da população da cidade aos homossexuais.

A região metropolitana de São Francisco – São José é a capital nacional da indústria de alta tecnologia. Ao sul de São José está localizado o Vale do Silício, assim chamada porque na região estão localizadas inúmeras empresas e fábricas produtoras de chips de computadores, da qual o silício é uma matéria-prima indispensável. A cidade de São Francisco propriamente dita também possui muitas fábricas de alta tecnologia, que fabricam peças de computadores e softwares. São Francisco também é um importante centro financeiro, sendo considerado a capital financeira do Norte da Califórnia.

Outras indústrias importantes na cidade são a indústria têxtil, alimentícia, e derivados de metais.

Turismo

São Francisco é uma cidade cosmopolita, conhecida por seus bondes e pela Ponte Golden Gate. A região da baía possui muitos museus, restaurantes e centros comerciais famosos e lugares históricos. Para os que preferem atividades ao ar livre, a Área de Recreação Nacional de Golden Gate e as praias de Santa Cruz são um destino excelente.

São Francisco situa-se em uma península de 120 km², e é um dos melhores portos fechados do mundo, e com quatro ilhas: Alcatraz, Angel, Yerba, Buena e Treasure. A historia da cidade é uma mistura de colonialismo espanhol e romantismo americano. A cidade é construída sobre uma cadeia de montanhas, portanto de muitas ruas se tem uma bela vista da baía.

Uma das principais atrações de São Francisco é sua rede de bondes centenária, com 17 km de extensão, que circula a 15 km/h e cuja historia pode ser vista no Museu do Bonde de São Francisco. Outro museu interessante é o Museu de Arte dos Desenhos. Pode-se também visitar a Ponte Golden Gate e o Parque Golden Gate, com lagos e jardins que servem de cenário para concertos, além de acomodar a Acadêmia de Ciências da Califórnia, o Museu de História Natural, o Planetário Morrison e o Aquário Steinhart. Outros pontos turísticos que valem a pena visitar são: o Píer dos Pescadores; Alcatraz, uma antiga prisão de segurança máxima que hoje em dia é um parque nacional; Chinatown, o centro japonês; Ocean Beach e a Seal Rocks.

Transporte

Transporte público

São Francisco possui um dos melhores e mais extensivos sistemas de transporte público da costa oeste dos Estados Unidos. A San Francisco Municipal Railway é o órgão municipal responsável por administrar as malhas de bondes, bondes atração (que são um dos principais atrativos turísticos da cidade) e de ônibus. O sistema é integrado, considerando-se apenas as linhas de bondes e de ônibus. Os bondes de tração são mais uma atração turística da cidade do que um meio de transporte eficiente, e elas não são integradas com o resto do sistema.

O Bay Area Rapid Transit (BART) opera uma linha de metrô que conecta São Francisco com outras cidades vizinhas. Para quem quer se locomover do metrô para um ônibus é necessário o pagamento de um “transfer” 0,25 cents para poder tranferir sua passagem para um ônibus convencional.

Aeroportos

O principal aeroporto que serve São Francisco, o Aeroporto Internacional de São Francisco está localizado a 12,9 quilômetros sul de São Francisco, no Condado de San Mateo, em uma área anteriormente ocupada por um aterro sanitário. É um dos dois grandes centros aeroportuários da Califórnia, sendo o outro o Aeroporto Internacional de Los Angeles, localizado em Los Angeles. O Aeroporto Internacional de São Francisco é um dos principais hubs da United Airlines.

Outros aeroportos primários na região incluem o Aeroporto Internacional de Oakland, localizado a 32,2 quilômetros sul de São Francisco, e o Aeroporto Internacional de São José, localizado a 70,8 quilômetros sul de São Francisco.

Dicas

San Francisco, nos Estados Unidos, é referência para dois movimentos: o dos hippies e o dos gays, que marcaram a história dos bairros de Haight-Ashbury e Castro. O primeiro virou um reduto da classe média alta, mas por lá ainda sobreviveram alguns velhos ripongas de camiseta da veneranda banda de rock Grateful Dead tocando bongô (sim, é sério). Castro é o bairro gay, e como tal, cheio de lojas de moda e arte contemporânea. Vá sem preconceito.

A cidade já era famosa pela sua cozinha (chamada de Pacific Rim, mistura de temperos asiáticos e californianos) antes de a gastronomia entrar na moda. Hoje aberta à culinária multiétnica, tem também ótimos restaurantes latinos e espanhóis no bairro Mission.

O passeio pela Ilha de Alcatraz, onde existiu, até 1963, uma famosa prisão, é de arrepiar. Em especial, se você ouvir o áudio guide durante a visita, com depoimentos reais de ex-presidiários e uma sonoplastia com tiros, gritos e assovios.

Ao longo do imenso Golden Gate Park dá pra fazer muita coisa – montar um piquenique, andar de skate ou patins, tirar fotos da ponte Golden Gate etc. Para momentos de paz, vá ao Conservatory of Flowers, uma das mais belas estufas do mundo, e ao Japanese Tea Garden, o jardim japonês esculpido meticulosamente no século 19.

Do outro lado da Golden Gate, a comunidade de Sausalito parece cenário de cinema. Suas ruas, à beira da Baía de San Francisco, estão cheias de lojinhas charmosas e de restaurantes de bom gosto. Prove os frutos do mar acompanhados de vinho – ambos locais.

Percorrer os vinhedos de Napa e Sonoma, ao norte da cidade, é um programão. Você pode fazê-lo de carro, ônibus ou trem – o romântico Wine Train cruza esses dois vales num agradável passeio de três horas. A bordo, as melhores garrafas e pratos de alguns grandes chefs da Califórnia.

Ao sul de San Francisco, a grande atração é o aquário Municipal de Monterey. É o maior do país, com quase 600 espécies da região e uma floresta aquática com algas e seres marinhos.

O bonde elétrico de San Francisco já apareceu em inúmeros filmes (assim como a ladeira da Gough Street, onde os carros voam) e nas fotos de todos os viajantes. Para fazer a sua, vá para a esquina das ruas Market e Powell e suba no bonde que vai até Fisherman’s Wharf. Na parada final, experimente uma típica sopa (ótima!) de frutos do mar, a clam chowder, em um dos restaurantes do cais.

Entre as muitas ladeiras de San Francisco, destaca-se a Lombard Street. A seqüência de curvas é de dar tonturas: são quase dez cotovelos fechados em apenas 400 metros de descida. A velocidade máxima permitida na via é de 8 km/h.

10º Dê uma olhada nos artigos fabulosos e muito baratos de Chinatown. São roupas típicas, artigos de decoração, obras de arte, lanternas e acessórios bastante originais. Mas se mesmo assim você sentir falta dos shoppings tradicionais, corra para a Union Square.

Fonte: Monark Turismo

Golden Gate Bridge

A ponte divide com o prédio Transamerica Pyramide o título de principal cartão-postal de San Francisco e é parada obrigatória para os turistas. Inaugurada em 1937, ficou quatro anos em construção. Tem 3 km de comprimento e suas torres têm 227 metros de altura. A cor da Golden Gate Bridge é chamada de “international orange” (laranja internacional). Liga San Francisco a cidades como Sausalito, Tiburon e Marin, e a travessia custa U$ 5 para carros de passeio e motocicletas.

Fisherman´s Wharf

É outro passeio turístico tradicional. Fica no porto da cidade e tem dezenas de restaurantes e tendas que vendem mariscos preparados na hora a preços muito baixos. Por U$ 10, é possível ter uma boa refeição, com camarões, crabs (tipo caranguejo gigante, do Pacífico). Também vale experimentar o clam chowder (espécie de creme de mexilhão), que vem no pão italiano.

Civic Center

O centro administrativo de San Francisco também é atração turística. Esse prédio fica entre a Market Street e a Van Ness Avenue e impressiona pelo conjunto de monumentos importantes que tem ao seu redor -War Memorian Opera House, City Hall, Symphony Hall e a principal biblioteca pública da cidade, entre outros.

Casas Vitorianas

O passeio por Haight-Ashburry, Mission District, Potrero Hill, Eureka, Glen Park, Nob Hill e pela Van Ness Avenue desvenda uma das paisagens arquitetônicas mais bonitas da cidade -a de casas no estilo vitoriano. Construídas em madeira durante o século 19, muitas foram destruídas pelo terremoto de 1906 -o maior a atingir San Francisco, com um saldo de quase 3.000 mortos-, mas cerca de 14.000 resistiram e até hoje abrigam famílias ricas da cidade.

Grace Cathedral

Localizada em Nob Hill, a igreja neogótica, que levou 36 anos em construção, tem um ar de Notre Dame, Ficou pronta em 1964. No interior, há várias obras de arte dos séculos 13 e 15.

Transamerica Pyramid

É o prédio mais alto da cidade e pode ser visto de vários pontos. É um dos mais conhecidos símbolos de São Francisco e fica no coração do Financial District.

Embarcadero

Com 39 píers, oferece atrações gratuitas e das mais variadas. Dá para ver artistas de rua, tocando ou fazendo apresentações públicas em troca de contribuições espontâneas dos turistas. Do lado oposto, há várias lojas de souvenir, onde se compram camisetas do tipo “I Love San Francisco” por U$ 5. Um dos píers mais visitados pelos turistas é o 39, porque tem cerca de 130 lojas de souvenir, restaurantes, sorveterias, sanduicherias e cafeterias, entre outros comércios. Os moradores de San Francisco também freqüentam o Embarcadero, mas costumam ir a outros píers, para pegar seus veleiros e lanchas, e ao Ferry Building, para comprar queijos, vinhos, chocolates, azeites de oliva e outros artigos finos. No local, também há bares e restaurantes, onde se pode tomar champanhe e comer ostras de todos os tipos. Ainda no 39, há o Aquarium of the Bay que mostra exemplares da vida marinha na Bay Area.

Alcatraz

A Rocha se tornou a ilha mais visitada da América do Norte! Alcatraz é a jóia da coroa da Baía da São Francisco! A ilha de Alcatraz é a ilha mais visitada e fotografada nos Estados Unidos!  A pitoresca ilha de Alcatraz também foi em sua longa história, uma prisão federal e aparece em muitos filmes famosos tais como A Rocha estrelado por Sean  Connery, Nicolas Cage and Ed Harrison.

Bondinhos

O bondinho é todo aberto. Seu design ainda é o mesmo de quando começaram a operar os primeiros cable cars, no fim do século passado. Na época, eles eram um dos principais meios de transporte da cidade. Havia mais de 600 deles operando mais de 21 rotas. Com o terremoto de 1906, esse sistema de transporte foi destruído. Chegou a haver uma tentativa de eliminar os bondinhos, mas um movimento popular preservou-os.

Lombard Street

É uma das vias de trânsito mais famosas da cidade. Ganhou destaque internacional devido à ladeira íngreme pela qual passa em zigue-zague. Seu formato incomum da rua foi idealizado em 1922 pelo proprietário Carl Henry, com a finalidade de eliminar os 27 degraus que desciam a colina e de possibilitar o tráfego de automóveis.

Museu de Arte Moderna

O San Francisco Museum of Modern Art  (SFMOMA) é o primeiro museu da costa oeste americana voltado exclusivamente para arte no século 20 – com direito a obras de Andy Warhol e outros.

Yosemite National Park

O Parque Nacional de Yosemite, um dos primeiros parques de preservação da natureza dos EUA, é famoso por suas cachoeiras. Porém, em seus 3 mil quilômetros quadrados, também existem vales profundos, planícies imensas, antigas sequoias gigantes, vastas áreas de preservação da natureza e vida selvagem abundante. Situados na montanha de Serra Nevada, na Califórnia, os cumes do Yosemite se erguem a mais de 4 mil metros acima do nível do mar.

Fonte: tripadvisor.com, uolviagem.com.br e terra.com.br

+20 Anos
No Mercado
Lider no Google
entre as agências de intercâmbio
+2,500
Clientes Anuais
+40,000
Leads por Ano
10 Websites
Especializados
+250 Pacotes
de intercâmbio
Top Destinos
pelo mundo
Ferramentas
de última geração
+ Anos
No Mercado

Líder no Google

Entre agências

+
Leads por Ano
Websites
Especializados