Estados Unidos Brasil

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar nos Estados Unidos

Menu

Visto americano para os EUA

Veja como tirar o visto americano de estudante ou visto de turista. Nós fornecemos auxílio para toda documentação e formulários necessários para o visto de entrada nos Estados Unidos.

Independente se o seu desejo seja de fazer turismo, estudar ou somente trabalhar, para viajar para os Estados Unidos todo brasileiro precisa de um visto americano.

Serviço de solicitação de vistos para os Estados Unidos

Aplicação do visto, bem como todas informações pertinentes para entrada do cidadão brasileiro nos Estados Unidos é um dos principais passos para realizar seu sonho. Sabendo dessa importância, a Estados Unidos Brasil lhe orienta, bem como encaminha todos os detalhes do processo dentro da nossa agencia diretamente com nossos consultores. Esse processo, feito diretamente na agência, proporciona segurança e praticidade para os nossos clientes.

A Estados Unidos Brasil está preparada para oferecer o todo o suporte para aplicar o visto americano. Você pode contar com o nosso serviço para: agendamento de entrevista no consulado americano, auxílio para reunir a documentação necessária bem como todas as instruções para o preenchimento de formulários de solicitação.
Porém, caso você prefira fazer o visto americano por conta própria, sem intermediação da Estados Unidos Brasil, o consulado americano oferece um processo facilitado para essa aplicação.

Tipos de visto para os Estados Unidos

Vistos de Estudante

Existem alguma alguns tipos de visto de estudante para os EUA. Veja abaixo as diferenças.

Estudante em tempo integral:

O estudante que irá estudar em tempo integral nos Estados Unidos tem de solicitar o visto F-1 ou M-1. Caso tenha esposa e filhos, os mesmos, respectivamente, receberão um visto F-2 ou M-2. Como intercambista “Exchange Visitor” o estudante receberá o visto J-1.

Antes de partir para os EUA, ao ser aceito por um “College”, “University” ou escola de inglês para um curso de tempo integral, o estudante deverá receber um formulário chamado I-20. Este formulário é o documento necessário para solicitar um visto de estudante F-1. Já no caso de o estudante estrangeiro ir para os Estados Unidos como intercambista, a organização americana ou a agência de governo que está providenciando sua viagem deverá enviar-lhe um formulário conhecido como IAP-66, que é o documento necessário para solicitação e obtenção do visto J-1.

Estudantes de escolas técnicas

Os estudantes matriculados em escolas técnicas recebem o visto M. Porém é importante lembrar que, caso o estudante entre no país com um visto M e depois decida se transferir para um “College”, “University” ou curso intensivo de inglês, sob hipótese alguma será possível mudar o visto de M para F. Entretanto, caso a opção do estudante for a inversa, ou seja, entrar nos Estados Unidos com um visto F e mudar para o M, o procedimento é possível desde que o ele solicite sua transferência para uma escola técnica.

Se o estudante optar por um curso de inglês nos EUA, após ser aceito pela escola irá receber da instituição o formulário I-20 que deverá se preenchido corretamente para a solicitação do visto.

Já no caso de o estudante ir para os EUA cursar inglês para depois entrar em um “College” ou “University”, a Embaixada ou Consulado Americano no Brasil podem exigir uma espécie de carta de admissão (conditional acceptance) da instituição que o estudante pretende cursar após concluir o curso de inglês. Nesta carta de admissão condicional, a própria instituição se compromete a aceitar o estudante em uma data posterior, caso o aluno complete seu curso de inglês de forma satisfatória. Nesse caso, o aluno também precisará de um formulário I-20 encaminhado pela escola de inglês para obter seu visto.

Após receber o formulário I-20 ou IAP-66, o estudante deve preenchê-lo corretamente e levá-lo juntamente com seu passaporte à Embaixada ou Consulado Americano, órgão responsável pela emissão de vistos para não imigrantes.

Nesse contexto, no momento de providenciar o visto, o estudante deverá solicitar do Consulado um outro formulário conhecido como “Affidavit” ou “Support” em que deverá descrever as condições financeiras relativas à maneira como pretende custear os gastos durante sua estadia no exterior.

* Taxa Sevis

Nos programas de Au Pair, Work Program, Trainee, curso de inglês e High School é necessário o participante pagar a taxa SEVIS. O Student and Exchange Visitor Information System (SEVIS), administrado pelo Bureau of Immigrations and Customs Enforcement (ICE), órgão que faz parte do Department of Homeland Security (DHS), é um sistema online que mantém um banco de dados de estudantes estrangeiros e visitantes de intercâmbio. Esse sistema foi projetado para que os visitantes estrangeiros sigam e cumpram as condições dos vistos americanos evitando assim qualquer tentativa de permanência ilegal no país. Através deste sistema, as autoridades de imigrações norte-americanas terão controle sobre as suas datas de entrada e saída dos EUA e dos seus movimentos durante sua permanência no país.

Após o participante receber o formulário DS-2019 ou I-20, deverá acessar o site do SEVIS para fazer o pagamento da taxa através de cartão de crédito ou débito, com pelo menos 3 dias úteis antes da aplicação do visto.

Visto de Turismo

Veja a instruções do passo a passo que você deve seguir:
Para solicitar um visto é necessário programar dois agendamentos – um no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e outro no Consulado/Embaixada – completando os passos abaixo. Clique para baixar a explicação passo a passo (PDF, 66 KB).

Passo a passo para obter o visto para os Estados Unidos

Antes de tudo solicite seu passaporte

Passo 1:

Preencha o formulário online para solicitação de visto DS-160

Passo 2:

Acesse o site de agendamento: http://brazil.usvisa-info.comou ligue para qualquer um dos telefones locais.

  • Registre-se online informando o código de confirmação de seu DS-160.
  • Leia as opções de atendimento e escolha a que melhor se aplica ao seu caso.
  • Efetue o pagamento da taxa de solicitação de visto (MRV) que poderá ser paga com cartão de crédito pelo site de agendamento de entrevista ou por telefone. O solicitante também poderá optar por pagar por boleto bancário em qualquer banco da rede do boleto, devendo imprimir o boleto do site de atendimento. É necessário guardar o recibo do boleto após efetuado o pagamento para programar seus agendamentos. Não haverá mais uma taxa separada para agendamento ou para envio do passaporte.
  • Agende sua visita ao CASV e, se necessário, sua entrevista no Consulado/Embaixada. É possível agendar online, por telefone local ou por Skype.
  • Forneça o endereço para onde seu passaporte será enviado após a entrevista ou escolha uma agência da DHL para retirá-lo.

Passo 3:

Na data agendada, compareça ao CASV onde serão colhidas as suas impressões digitais e foto. Os solicitantes deverão apresentar:

  • Seus passportes válidos por pelo menos seis meses da data da viagem
  • Seus passaportes anteriores com os vistos válidos ou vencidos
  • A página de confirmação do formulário DS-160.
  • Por razões de segurança, os solicitantes de vistos não poderão entrar nos CASV com volumes (exceto uma bolsa pequena), elementos cortantes ou inflamáveis, telefones celulares ou outros equipamentos eletrônicos.

Passo 4:

Na data agendada, compareça ao Consulado/Embaixada. Os solicitantes deverão apresentar:

  • Seus passaportes válidos por pelo menos seis meses da data da viagem
  • Seus passaportes anteriores com os vistos válidos ou vencidos
  • A página de confirmação do formulário DS-160,
  • Documentação adicional que considere necessária para sua entrevista com o oficial consular.
  • Por razões de segurança, os solicitantes de vistos e cidadãos americanos não poderão entrar nos Consulados ou na Embaixada com volumes (exceto uma bolsa pequena), elementos cortantes ou inflamáveis, telefones celulares ou outros equipamentos eletrônicos.

Passo 5:

Caso seu visto seja aprovado, você receberá seu passporte com o visto dentro de 10 dias úteis após sua entevista a menos que um processamento administrativo seja necessário. Você receberá seu passaporte no endereço fornecido ou, se escolheu para retirá-lo de uma  agência da DHL, dirija-se à agência escolhida 10 dias úteis após sua entrevista. Recomendamos que os solicitantes não façam nenhuma reserva de viagem antes de receber o passaporte com o visto.

Possui passaporte de outro país?

O Visa Waiver Program (VWP; em português Programa de Isenção de Visto) é um programa do governo estadunidense que permite a cidadãos de 36 países ingressar nos Estados Unidos da América para viagens a turismo ou negócios de até noventa dias sem a necessidade de obtenção prévia de visto.O programa de isenção de visto foi introduzido em 1986 com o fim de facilitar as viagens de turismo e negócios de curta duração para nacionais de países com baixos índices de imigração ilegal nos Estados Unidos.

Nos últimos tempos, se especula que o Brasil passará a integrar a lista dos países participantes do programa – vamos torcer!

Quem participa?

Em Janeiro de 2011, os 36 países que participam do programa de isenção de visto são:

Andorra Eslovênia Hungria Luxemburgo Reino Unido
Áustria Eslováquia Islândia Malta República Checa
Bélgica Espanha Itália Mônaco San Marino
Brunei Estônia Japão Noruega Suécia
Cingapura Finlândia Letônia Nova Zelândia Suíça
Coréia do Sul França Liechtenstein Países Baixos Irlanda
Dinamarca Grécia Lituânia Portugal Alemanha
Austrália

Para aproveitar a isenção, o indivíduo deve ser titular da nacionalidade de um dos 36 países acima. Residentes permanentes nestes países não podem usufruir da isenção, a menos que – obviamente – sejam nacionais de algum dos 36 países.

Como proceder

Se você tem passaporte de um dos países acima, preste atenção às novas exigências para entrar nos Estados Unidos. Antes, bastava apresentar o passaporte na entrada daquele país, mas agora será preciso pedir uma autorização de viagem.
O ingressante deverá solicitar um número de aprovação do Sistema Eletrônico para autorização de Viagem (ESTA), para embarcar em avião ou navio de cruzeiro com destino ao país.

Veja abaixo uma lista de perguntas mais comuns

  • Para quem? Cidadãos de países participantes do Programa de Isenção de Vistos que viajam aos EUA pelo programa (lista acima).
  • O que é o ESTA? O Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem é um sistema novo online, completamente automático, para inspeção de passageiros.
  • O que eles querem saber? Informações biográficas básicas e sobre qualificação ao Programa de Isenção de Vistos.
  • E como eu solicito a autorização? Acessando o site https://esta.cbp.dhs.gov e preenchendo o formulário de solicitação online.
  • Mas quando posso pedir? Agora é obrigatório e é recomendado que o pedido seja feito no mínimo 72 horas antes da viagem.
  • E quanto tempo dura a autorização? Por até dois anos ou até que o passaporte do viajante expire, o que ocorrer primeiro.

Passaporte

Seu passaporte deve ter validade mínima de 6 meses a partir da data de embarque para o EUA. Recomendamos que seu passaporte tenha validade maior ainda que 6 meses caso você queira realizar outra viagem a outro país enquanto estiver nos Estados Unidos. Veja como tirar seu passaporte.