Estados Unidos Brasil

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar nos Estados Unidos

Washington DC

Washington é um destino que celebra a arte. À beira do rio Potomac, é dona do maior complexo de museus do mundo, o Smithsonian Institute.

Não é só de política que vive a capital americana. Washington é um destino que celebra a arte. À beira do rio Potomac, é dona do maior complexo de museus do mundo, o Smithsonian Institute. Com mais de 142 milhões de artefatos, o instituto serve como centro de pesquisa e tem 9 (são 19 no total) de seus museus e galerias localizados no parque mais famoso da cidade, o National Mall.

Além disso, teatros badalados, clubes dedicados ao jazz, restaurantes, cafés e bistrôs charmosos tornam Washington um lugar interessante até mesmo para quem não suporta o exacerbado patriotismo americano.

Coloquialmente, a cidade é conhecida como D.C. ou simplesmente Washington e não deve ser confundida com o 42° estado americano, Washington. Por isso, nos Estados Unidos, Washington, a capital nacional, é frequentemente chamado de D.C. (abreviação de Distrito de Colúmbia); e Washington, o Estado, de Estado de Washington.

O Distrito de Colúmbia, formado oficialmente em 16 de julho de 1790, é o Distrito Federal americano, como especificado pela Constituição estadunidense, com limitado poder local. O Distrito é governado diretamente pelo Congresso estadunidense. Os habitantes de Washington não possuem representantes com o poder de voto no Congresso, o que tem levado em tempos recentes à popularização de uma proposta de fazer do Distrito de Columbia o 51° Estado americano.

Washington, DC foi formado através de terras cedidas pelos Estados de Maryland e Virgínia. Em 1847, a região que fora cedida pela Virgínia foi devolvida à última, região que compõe atualmente o Condado de Arlington. A construção de Washington iniciou-se em 1792, sendo inaugurada em 1800, no mesmo ano em que se tornou a capital americana. Washington foi nomeada em homenagem ao primeiro Presidente americano, George Washington, enquanto que o termo District of Columbia deriva de um antigo nome poético dos Estados Unidos, Colúmbia, que caiu em desuso no início do século XX.

Washington está situado no leste do país na margem norte do Rio Potomac. Segundo estimativa de 2009, do censo americano, a população da cidade é de 599 657 habitantes, enquanto que sua região metropolitana possui cerca de 4,7 milhões de habitantes (7,8 milhões juntamente com a região metropolitana de Baltimore, localizado a 100 quilômetros de Washington). Washington abriga as sedes dos três braços do governo americano, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Além disso, a cidade abriga também as sedes do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial, da Organização dos Estados Americanos, entre diversas outras instituições nacionais e internacionais. Assim sendo, Washington é palco frequente de grandes protestos populares e demonstrações políticas, que ocorrem principalmente no National Mall.

Clima

Washington possui um clima temperado, com quatro estações bem definidas. A temperatura média no inverno é de 3,4ºC, e no verão, de 26 °C. A temperatura média das mínimas da cidade, no inverno, é de -4 °C, e no verão, de 16 °C. A temperatura média das máximas de Washington, no inverno, é de 6 °C, e no verão, de 31 °C. A temperatura mais baixa já registrada em Washington foi de -26 °C, registrada em 11 de fevereiro de 1899. A temperatura mais alta já registrada na cidade foi de 41 °C, registrada em 6 de agosto de 1918, e em 20 de julho de 1930. A taxa de precipitação anual média de chuva na cidade é de 127 centímetros. A precipitação média anual de neve é de aproximadamente 43 centímetros.

Turismo

Washington, além de ser um dos mais importantes centros políticos do mundo, é também um pólo turístico e educacional. Dentre seus monumentos e atrações, encontram-se a Casa Branca (residência do Presidente dos Estados Unidos), o Capitólio (sede do Congresso), a Biblioteca do Congresso, o Monumento de Washington e o Memorial de Lincoln. Universidades renomadas como a Universidade George Washington, Universidade Georgetown e a Universidade Americana tem seus campus localizados na cidade.

Transporte

O sistema de transporte público de Washington é extensivo e eficiente. O Washington Metro administra uma malha de ônibus e um sistema de metrô que possui quatro linhas diferentes, 170 quilômetros de comprimento e um total de 89 estações, que se espalha em Washington e cidades vizinhas. Passageiros podem transferir-se livremente entre qualquer linha de ônibus, entre qualquer linha de metrô, ou entre uma linha de metrô para uma de ônibus, mas precisam pagar uma taxa extra ao se transferirem de uma linha de ônibus para uma de metrô.

Cerca de metade dos trabalhadores de Washington e cidades vizinhas usam o transporte público para se locomover para o local de trabalho.

O que fazer em Washington DC

National Mall

Mais de 75 museus (16 deles pertencentes à Instituição Smithsonian) dividem espaço nesse parque, que, sem dúvida alguma, é uma das maiores atrações turísticas de Washington. O imenso gramado vai do Capitólio ao Washington Monument e tem espaço suficiente para uma pausa para o descanso ou até mesmo para estender uma toalha e fazer um piquenique.

Lincoln Memorial

O tributo ao 16º presidente norte-americano atrai milhões de visitantes todos os anos. É um templo de estrutura neoclássica, arquitetonicamente similar ao Parthenon grego, com 36 colunas que representam os estados norte-americanos à época da morte de Lincoln. Também é conhecido por ser o local histórico de protestos.

Washington Monument

O Monumento a Washington, erguido em 1830, é um dos cartões-postais da cidade. Do topo da estrutura, a vista de 360 graus é espetacular e alcança o Capitólio, os museus Smithsonian, a Casa Branca e o Rio Potomac. Na volta, o elevador panorâmico desce devagar para que os visitantes vejam algumas das 192 pedras cravadas nas paredes, presente de culturas estrangeiras.

The White House

A Casa Branca serve de residência oficial, escritório, local de grandes recepções e embaixada mundial para todos os presidentes norte-americanos desde John Adams (1797). O tour guiado – e gratuito – leva ao Gold-and-White East Room, onde os presidentes recebem convidados importantes e promovem até casamentos, e ao The Red Room, outra sala de recepção, normalmente usada para o chá da tarde, com paredes e móveis vermelhos.

Capitólio

Por 135 anos, esse majestoso edifício abriga o Congresso e a Suprema Corte e, por 97 anos, também a Livraria do Congresso. Enquanto fizer o tour, além de admirar a arquitetura clássica interior e as centenas de obras de arte, o visitante aprenderá sobre a história política norte-americana.

Suprema Corte

O palácio de mármore é a casa da Suprema Corte, o mais alto tribunal da nação. A Corte tem o poder de decidir se as ações do Congresso, do presidente, dos estados e das cortes mais baixas estão de acordo com a constituição.

National Gallery of Art

O museu guarda uma das mais importantes coleções de arte ocidental do mundo. São cerca de 110 mil obras em exibição, entre pinturas, esculturas e arte gráfica da Idade Média ao século 21. Veja também o jardim das esculturas.

Smithsonian American Art Museum and National Portrait Gallery

Juntos, o Museu Americano de Arte e a Galeria de Retratos exibem cerca de duas mil obras. O visitante conhecerá as faces dos fundadores do país e dos grandes heróis e ícones culturais norte-americanos, além de ver cenas da história e do modo de vida local.

Vietnam Veterans Memorial

A imensa parede de granito preto tem grafada em letras brancas os nomes dos 58.209 mortos na Guerra do Vietnã. À frente do muro, estátuas em bronze de soldados e enfermeiras.

National Museum of American History

O museu destaca a identidade americana em sua coleção. Nas salas encontram-se as mais variadas peças, como submarinos usados no período da Guerra Fria e luvas de boxe de Muhammad Ali.

Biblioteca do Congresso

A maior biblioteca do mundo é um prato cheio para os fãs de arte e literatura. O acervo conta com mais de 100 milhões de itens, entre livros, gravações, fotos, mapas e manuscritos.

Washington National Cathedral

A imensa catedral em estilo gótico começou a ser construída em 1893 e foi finalizada apenas em 1990.

Fonte: tripadvisor.com, uol.com.br e ig.com.br