Estados Unidos Brasil

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar nos Estados Unidos

Menu

Perguntas Frequentes

Geral

  • Como é a alimentação nos Estados Unidos?

    Por ser um país formado por diferentes culturas, o padrão de alimentação dos americanos pode variar de região para região e, por mais que sejam famosos por suas diferentes redes de fast-foods, por lá se come de tudo.

    Alimentos comuns do café da manhã norte-americano são ovos batidos, bacon, panquecas, cereais e pães com pasta de amendoim, acompanhados com café ou suco, na maioria das vezes, de laranja. O almoço do norte-americano é leve – as razões são o pouco tempo disponível para almoço para os trabalhadores e estudantes. Um almoço pode ser simples ao ponto de ser constituído de apenas um único sanduíche. O jantar é, na maioria das famílias americanas, o principal prato do dia.

    Os Estados Unidos são o maior consumidor de café do mundo. Muitos tomam café logo pela manhã, e vários tomam café durante o trabalho. Além disso, os Estados Unidos também é o maior consumidor de refrigerantes do mundo. O país é famoso mundialmente pelas suas redes de fast-foods. Os americanos almoçam muitas vezes em fast-foods, justamente por causa do pouco tempo disponível dos trabalhadores para almoço – bem por causa dos baixos preços dos produtos oferecidos.

  • A economia Americana

    Os Estados Unidos têm uma economia mista capitalista, que é abastecida por recursos naturais abundantes, uma infra-estrutura bem desenvolvida e pela alta produtividade.

    De acordo com o Fundo Monetário Internacional, o PIB dos Estados Unidos de 14,4 trilhões de dólares representa 24% do produto interno bruto mundial no mercado de câmbio e quase 21% do produto interno bruto mundial em paridade do poder de compra (PPC).

    Os Estados Unidos são o maior importador e terceiro maior exportador de bens, embora as exportações per capita sejam relativamente baixas.

    PIB per capita americano – US$ 47.511 (2010)

    PIB per capita brasileiro – US$ 8.000 (2008)

    Desemprego – 9,7% (Fevereiro de 2010)
    Índice de inflação – 1,495% (Dezembro de 2010)
    População abaixo da linha da pobreza – 13,2% (2008)

    Principais produtos exportados: suprimentos industriais, máquinas de produção, bens de consumo, veículos e peças veiculares, alimentos e bebidas.

    Principais produtos importados: bens de consumo, combustíveis, máquinas de produção, suprimentos industriais, veículos e peças automotivas.

  • Religião nos Estados Unidos

    Os Estados Unidos são oficialmente uma nação secular; a Primeira Emenda da Constituição do país garante o livre exercício da religião e proíbe a criação de um governo religioso.

    Em um estudo de 2002, 59% dos americanos disseram que a religião teve um papel “muito importante em suas vidas”, um número muito maior do que qualquer outra nação desenvolvida. De acordo com uma pesquisa de 2007, 78,4% dos adultos se identificaram como cristãos, contra 86,4% em 1990. Denominações protestantes representavam 51,3%, enquanto o catolicismo romano, com 23,9%, foi a maior denominação individual. O estudo classifica os evangélicos brancos, 26,3% da população, como o maior grupo religioso do país; outro estudo estima evangélicos de todas as raças em 30-35%. O total religiões não-cristãs em 2007 foi de 4,7% , acima dos 3,3% em 1990. Os maiores credos não-cristãos foram o judaísmo (1,7%), budismo (0,7%), islamismo (0,6%), hinduísmo (0,4%) e o Unitário-Universalismo (0,3%). 8,2% da população em 1990, contra 16,1% em 2007, descreveu-se como agnóstico, ateu, ou simplesmente sem-religião.

  • Ação do governo na educação nos EUA

    A Educação nos Estados Unidos da América é fornecida e controlada primariamente por três níveis governamentais diferentes: federal, estadual e local.
    Escolas públicas em geral são administradas por distritos escolares, estas administradas por conselhos escolares, cuja juridisção é geralmente (mas nem sempre) co-existente com os limites de uma cidade ou um condado. Padrões educacionais são responsabilidade dos departamentos de cada Estado.
    A idade onde o atendimento escolar é compulsório varia de Estado para Estado. Crianças e adolescentes são obrigados a frequentarem a escola até a idade de 16 anos (ou até a finalização do segundo grau), na maioria dos Estados. Estudantes podem frequentar escolas públicas, privadas ou domésticas. Nas duas primeiras, educação está dividida em três níveis: elementar (elementary school) , média (middle school) e secundária (high school).
    A taxa de alfabetismo nos Estados Unidos da America é de 97%.

  • Política nos Estados Unidos

    Os Estados Unidos são a federação mais antiga do mundo.
    O país é uma república constitucional e uma democracia representativa, “em que a regra da maioria é temperada por direitos das minoria protegidas por lei”. O governo é regulado por um sistema de freios e contrapesos definido pela Constituição, que serve como documento legal supremo do país. No sistema federalista norte-americano, os cidadãos são geralmente sujeitos a três níveis de governo, federal, estadual e local; funções do governo local são geralmente divididas entre o condado e os governos municipais. Em quase todos os casos, funcionários do executivo e legislativo são eleitos pelo voto da maioria dos cidadãos por distrito. Não há representação proporcional no nível federal e isso é muito raro em níveis inferiores.

    O governo federal é composto de três ramos:

    • Legislativo: Congresso Bicameral
    • Executivo: O Presidente e o Comandante- em – Chefe das forces armadas.
    • Judiciario: A suprema corte